ESG

Instituto Diageo fecha parceria para capacitar mulheres empreendedoras e amplia impacto social

Sofia Schuck

30 de abril de 2025 às 11:52

Mariana Pekin/Exame

Com a missão de expandir seu impacto para muito além da venda de produtos, a companhia de bebidas premium Diageo, está apostando em uma série de projetos por meio de seu instituto e acaba de anunciar uma nova parceria estratégica para promover a capacitação de mulheres.

uzenzen/Getty Images for National Geographic Magazine

"Queremos trazer mais um instrumento poderoso para que elas possam empreender e transformar suas vidas. As questões de gênero resolvem muitas outras mazelas", disse Viviane Mansi, diretora de relações corporativas da Diageo, durante evento de lançamento nesta terça-feira (29).

Thinkstock/

Em parceria com a Empreende Aí, o Instituto Diageo busca impulsionar a geração de renda e o empreendedorismo feminino ao beneficiar mais de 300 mulheres no Brasil com aulas práticas de coquetelaria -- por meio do programa Fábrica de Negócios, da Ade Sampa.<br /> <br />

Mariana Pekin/

O projeto, desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo, visa apoiar pequenos empreendedores a desenvolverem e expandirem seus negócios e as selecionadas serão preparadas para iniciar ou expandir suas atividades no setor de bebidas, um dos pilares estratégicos da Diageo.

Nego Júnior/Divulgação

A execução fica a cargo da Empreende Aí, escola de negócios da periferia e que atua na formação de pessoas em territórios populares, comunidades e favelas. Com quase 1500 alunos capacitados desde sua fundação em 2015, 76% são mulheres.

Diageo/Divulgação

Ao todo, o Fábrica de Negócios terá 900 vagas para 30 turmas de curso presencial e gratuito nos meses de maio e junho na capital paulista e 300 serão escolhidas para a capacitação especial com o Instituto Diageo.

AdobeStock/

A parceria faz parte de um movimento maior da Diageo para impulsionar a transformação social até 2030. Por meio da sua estratégia "Visão 2030", a companhia de bebidas busca ampliar o alcance de suas iniciativas ESG alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Getty Images/Divulgação

Criado em 2019, o Instituto Diageo tem como objetivo ampliar suas ações em áreas-chave como educação, geração de renda e sustentabilidade, com foco na colaboração com organizações da sociedade civil, governos e academia.<br />

Klaus Vedfelt/Getty Images

Entre outros projetos em curso, está o “Na Real”, de conscientização sobre o consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade, e o “Learning for Life”, voltado para a capacitação de jovens em vulnerabilidade social.

Leia mais em EXAME ESG