22 de julho de 2025 às 14:58
A Índia tem avançado na sua capacidade de energia limpa, com fontes renováveis já ultrapassando a parcela de combustíveis fósseis.
No primeiro semestre de 2025, as fontes renováveis registraram um crescimento recorde no país. Ao todo, 22 GW de capacidade limpa foram adicionados à Índia de janeiro a junho, uma alta de 56% na comparação com o ano anterior.
A partir do aumento das hidrelétricas e energias nucleares, a Índia espera instalar 500 GW de fontes limpas até 2030, prazo desacreditado por especialistas por conta da lentidão com que o processo andava.
Apesar dos avanços, o carvão segue como principal fonte energética do país, sendo responsável por 75% da geração de energia. A Índia, que é o terceiro maior emissor de carbono do mundo, segue em busca de expandir a capacidade de carvão, fonte mais barata que outras energias.
Além disso, para expandir a utilização de fontes renováveis, o país precisaria aumentar os investimentos em infraestrutura, especialmente de armazenamento de energia, para conferir estabilidade aos fluxos intermitentes de energia solar e eólica.