ESG

Google e Brookfield firmam maior acordo de fornecimento de energia hidrelétrica da história

Letícia Ozório

21 de julho de 2025 às 16:42

/AFP

O Google fechou um acordo com a Brookfield Asset Management para garantir o fornecimento de energia hidrelétrica para seus data centers, num investimento que soma R$ 16,7 bilhões (US$ 3 bilhões).

Governo/Divulgação

O contrato, que se configura como o maior do tipo já firmado entre empresas, assegura ao Google a entrega de 3.000 megawatts de energia livre de carbono ao longo dos próximos 20 anos, por meio das instalações hidrelétricas de Holtwood e Safe Harbor, localizadas na Pensilvânia.

Getty Images/Getty Images

Com a crescente demanda por energia, especialmente para alimentar os sistemas de inteligência artificial, a estratégia parte da busca do Google em buscar fontes renováveis para garantir a sustentabilidade de sua infraestrutura digital.

Divulgação/Cesp/Divulgação

Amanda Peterson Corio, responsável pela área de Energia para Data Centers do Google, afirma que essa colaboração com a Brookfield é um passo importante para garantir o fornecimento de energia limpa para a companhia.

Fahroni/Envato/

O projeto também faz parte da meta do Google de operar com energia 100% livre de carbono até 2030, compromisso anunciado pela empresa em 2020.

Leia mais: