16 de setembro de 2025 às 13:54
Um estudo desenvolvido pela Thymos Energia, consultoria do setor elétrico, mapeia não apenas os obstáculos que freiam a eletrificação da frota nacional, mas também aponta caminhos para superá-los.
A análise revela que o Brasil vive um paradoxo: tem potencial imenso, mas enfrenta barreiras estruturais complexas.
Segundo a pesquisa, os veículos elétricos se aproximam do temido "Vale da Desilusão". Esta fase é decisiva: determina se uma tecnologia conseguirá superar as limitações iniciais e evoluir para adoção em massa ou se ficará estagnada.
Saiba alguns dos desafios para o avanço dos carros elétricos no país: Infraestrutura de carregamento insuficiente e mal distribuída; Longo tempo de carregamento e baixa autonomia; Indisponibilidade de VEs no mercado; Falta de uma cadeia de produção e fornecimento local;
Outros desafios são: Baixa durabilidade da bateria; Custo e tamanho das baterias, e por consequência, dos VEs; Déficit de mão de obra qualificada para manutenção; Necessidade de pesquisa e desenvolvimento local.
Além dos aspectos técnicos e econômicos, o estudo revela barreiras comportamentais significativas. A "ansiedade de recarga", preocupação constante sobre disponibilidade e conveniência das estações de carregamento, afeta a percepção dos consumidores.