ESG

Entenda como o aquecimento do oceano na Antártica pode afetar o Brasil

Letícia Ozório

7 de agosto de 2025 às 15:36

Getty Images/Reprodução

Uma pesquisa publicada na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences aponta que as águas do oceano antártico estão ficando mais salgadas, o que pode causar um efeito no clima do sul global. Os principais impactos podem ser vistos na vida selvagem e pesca.

/AFP

Ao passo que as águas superficiais se tornam mais salgadas, ficam mais densas. Elas afundam e se misturam com águas profundas, o que gera uma troca de calor. Os pesquisadores explicam que isso gera um ciclo que traz ainda mais calor para a superfície marítima.

Karl Petersen/Reuters

Entre os efeitos visíveis está a maior formação de icebergs: segundo a pesquisa, o dobro foi formado durante os verões. A mudança no ecossistema pode influenciar a vida de espécies que dependem dessas condições para sua sobrevivência.

wirestock/Freepik

Segundo o estudo, animais como a foca-caranguejeira precisam de plataformas de gelo onde possam cuidar dos filhotes. Com o aquecimento global, as plataformas ficam menos seguras para segurar as famílias.

Kardszárnyú delfin/Wikimedia Commons

Diversos animais com potencial de impacto têm uma relação com a costa brasileira, seja pela migração, seja pelo impacto das correntes oceânicas. Entre eles, as baleias, que migram para se reproduzir na costa, e lulas e peixes que são usados como alimento.

Leia mais: