ESG

Dia da Sobrecarga da Terra: humanidade entra em "cheque especial" com o planeta em apenas sete meses

Sofia Schuck

24 de julho de 2025 às 16:20

Pacific Press / Contributor/Getty Images

Se continuarmos neste ritmo, precisaríamos de 1,8 planetas para suportar a demanda de consumo. Mas nós só temos um, e garantir um equilíbrio saudável é questão de sobrevivência das espécies que o tem como lar.

sxc.hu/

O alerta vem da Global Footprint Network, organização internacional que calcula anualmente o chamado Dia da Sobrecarga da Terra (ou Earth Overshoot Day, em inglês). Seguindo uma tendência dos últimos anos, a data está cada vez mais precoce e neste ano caiu em 24 de julho.

Rottadana/Thinkstock

A data marca o momento em que a a demanda de consumo desenfreado supera a capacidade dos ecossistemas terrestres de se recomporem ao longo dos 365 dias. Em relação a 2024, veio uma semana antes, quando aconteceu em 1º de agosto.

Freepik/

O desequilíbrio planetário se manifesta de várias formas: aumento recorde de emissões, menor capacidade de absorção de CO2 na biosfera e pelos próprios oceanos que funcionam como grandes "sumidouros", uso excessivo de água doce, desmatamento e exploração predatória.

/Getty Images

As emissões representam 61% da pegada ecológica total da humanidade e a descarbonização está em jogo na COP30, grande conferência do clima realizada em novembro deste ano no Brasil, em Belém do Pará.

Dreamstime/

Nesta conta negativa, os culpados são os seres humanos; Mesmo em meio a alertas alarmantes da ciência e o agravamento da crise climática, o consumo segue desenfreado e cada vez mais se torna necessário repensar modelos e investir em uma economia regenerativa.

Mestre1305/Freepik

A "sobrecarga" vai além de questões ambientais. A exploração humana dos recursos naturais contribui diretamente para crises econômicas e sociais: inflação, insegurança alimentar e energética, problemas de saúde pública e até conflitos geopolíticos.

Leia mais em EXAME ESG