Sofia Schuck
9 de abril de 2025 às 10:07
Seu negócio está preparado para lidar com os efeitos mais severos das mudanças climáticas? Um novo estudo da FecomercioSP revela que seis em cada dez empresas do Estado de São Paulo (64,5%) sofreram os impactos da nova realidade imposta pelo clima.
As consequências foram desde a interrupção de operações por chuvas intensas, perdas de estoque, até dificuldades em cadeias de fornecimento por ondas de calor.
Apesar da alta percepção de risco — 61,5% consideram o tema "muito relevante" —, 58% das empresas não têm ações ou práticas ambientais voltadas à redução de emissões.
O levantamento também aponta que 44,5% já registraram prejuízos financeiros causados pelo clima, em razão de paralisações e danos materiais.
Entre os principais obstáculos apontados para adotar práticas sustentáveis, 40% das companhias citam a falta de recursos financeiros e 26% mencionam o desconhecimento técnico.
As iniciativas de sustentabilidade são majoritariamente de baixo custo quando são adotadas. A destinação de resíduos à compostagem é citada por 69% das empresas e 79,8% delas usam etanol no transporte.
Segundo o Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP, o empresariado ainda não tem plena consciência do seu papel como agente de mudança ambiental.
O levantamento contou com a participação de 200 empresas entre fevereiro e março e antecede o lançamento da Agenda Verde da FecomercioSP nesta quinta-feira (10), em São Paulo.