28 de julho de 2025 às 10:56
A União Europeia e a China firmaram um acordo pelo desenvolvimento de planos climáticos para 2035 e o apoio ao Acordo de Paris. O objetivo é unir as nações para que demonstrem liderança pelo clima a poucos meses da COP30.
Os países acordaram que é crucial que as grandes economias mantenham a continuidade dos esforços contra as mudanças ambientais. Entre os tópicos acordados estão a cooperação internacional pelas energias renováveis, mercado de carbono e tecnologias verdes.
Além disso, as nações concordaram com um controle mais rigoroso das emissões globais de metano, um dos gases responsáveis pelo aquecimento global no curto prazo.
Apesar dos avanços, o encontro que marcou os 50 anos das relações diplomáticas entre China e EU foi marcado por tensões, como as críticas da União Europeia sobre o excesso de capacidade produtiva da China, que enfraquece o que é produzido no próprio continente.
Acredita-se que a união das potências mundiais pelo clima ocorra pela em meio ao vácuo da retirada da cooperação ambiental dos Estados Unidos após a posse do presidente Donald Trump. Pela segunda vez, o líder americano removeu a nação do Acordo de Paris.