14 de julho de 2025 às 16:45
A China está acelerando a construção de instalações de energias renováveis, com 1,5 vezes mais fontes eólicas e solares neste ano em comparação com 2024, segundo um estudo. O país asiático é o maior emissor de gases que provocam o efeito estufa.
Ao mesmo tempo, é um líder global em energia renovável, com um aumento de capacidade mais rápido do que qualquer outro país.
Somente neste ano, o país tem 510 gigawatts de instalações solares e eólicas em construção, 57% a mais do que no ano passado, segundo o Global Energy Monitor (GEM), com sede nos Estados Unidos.
Pequim anunciou planos para construir projetos de 1,3 terawatts, quase o equivalente à sua capacidade instalada atual de energia solar e eólica, que é de 1,4 terawatts. A China agora responde por 75% de todas as instalações solares e eólicas em construção no mundo.
A China deseja virar líder mundial na luta contra as mudanças climáticas, enquanto os Estados Unidos se retiram da cooperação nesta área durante o governo do presidente Donald Trump.<br /> Pequim se comprometeu com uma redução de 65% em sua intensidade de carbono.