7 de janeiro de 2025 às 10:47
Quatro alunas da Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré, em Manacapuru (AM), desenvolveram um absorvente que “lê” o fluxo menstrual e as secreções.
Chamado de Jaci, o protótipo identifica em cada ciclo se o pH da usuária está normal, ácido ou básico, o que indica possíveis alterações na saúde da mulher. Além de promover a dignidade menstrual na cidade, o projeto aumento o acesso à informação sobre o tema.
O projeto voltado para a dignidade menstrual foi finalista do Solve for Tomorrow 2024, programa global da Samsung. A companhia de tecnologia atua com escolas públicas de todo o país para premiar iniciativas de inovação.
Em sua 11ª edição, o aumento de inscrições de projetos de meninas e mulheres foi um dos destaques. A alta de alunas inscritas, divulgada em primeira mão para a EXAME, é de 37,9% na comparação com o ano anterior.
Para Helvio Kanamaru, diretor de ESG e cidadania corporativa da Samsung para a América Latina, o aumento na participação feminina representa um marco para o programa. “Garantimos que alunas e professoras tenham o respaldo de uma plataforma educativa", conta.