14 de julho de 2025 às 15:58
Mais de R$ 46 bilhões: esse é o total investido em projetos de energia limpa firmados na Arábia Saudita neste domingo, 13. Entre as companhias envolvidas estão a ACWA Power, gigante do setor do Oriente Médio, e uma subsidiária da Aramco, companhia petroleira estatal.
Ao todo, a capacidade dos projetos deve atingir 15 GW, de acordo com informações da agência de notícias local. As transações fazem parte do plano da Arábia Saudita para construir 130 GW de capacidade renovável até 2030.
A ACWA Power assinou sete contratos de desenvolvimento energético, envolvendo parcerias com a Water and Electricity Holding Co e a Aramco Power. Devem ser construídas cinco usinas solares nas cidades de Aseer, Medina, Meca e Raid, além de duas instalações eólicas em Riad.
O trabalho representa uma virada de chave na matriz energética do país, que figura entre os maiores produtores de petróleo globalmente. De acordo com o portal Trading Economics, a Arábia Saudita produziu em maio cerca de 9,18 milhões de barris por dia.
Durante a COP26, em Glasgow, Escócia, o príncipe saudita Mohamed bin Salman declarou que o país atua para atingir a neutralidade de carbono até 2060 e redução de 30% em metano até 2030.
Entre os fatores que podem intensificar esse mercado estão a facilidade de investimentos e a falta de regras ambientais e licenciamentos que regulem e inibam essas iniciativas.