Economia

Qual será o impacto das tarifas de Trump na economia do Brasil?

André Martins

31 de julho de 2025 às 17:49

Anna Moneymaker/AFP

A decisão do governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em isentar quase 700 produtos brasileiros da tarifa de 50% reduzirá o impacto negativo no Produto Interno Bruto (PIB) do país, estimam analistas.

Projeções iniciais apontavam para uma queda entre 0,3 e 1,5 ponto percentual na economia brasileira com a taxação de produtos exportados. Agora, a expectativa é para uma redução entre 0,13 e 0,15 ponto percentual em 2025. O Boletim Focus projeta que o PIB crescerá 2,23% neste ano

Marcos Issa/Bloomberg News/

Itens brasileiros exportados para os Estados Unidos, como suco de laranja, minérios, petróleo e avião, não terão a taxação adicional de 40%, segundo ordem executiva de Trump. A medida entrará em vigor em sete dias, no dia 6 de julho.

O governo americano havia anunciado taxa mínima de 10% para o Brasil em 2 de abril. Os produtos isentos agora ficarão com a taxa de 10%. Segundo cálculos do banco Daycoval, com a tarifa, as exportações serão reduzidas em quase [grifar]US$ 3 bilhões, com impacto de 0,13 p.p.

Marcelo Casal/Agência Brasil

Já nos cálculos da XP, as tarifas podem reduzir o crescimento do PIB do Brasil em cerca 0,15 p.p. em 2025, um cenário melhor do que o esperado, na avaliação do banco.

A lista de isenções ao aumento, e que seguirão com tarifa de 10%, representaram 42,3% do total das exportações do Brasil para os EUA em 2024, nas contas da Amcham, a Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos. Combustíveis de petróleo, aviões, minérios e suco de laranja escaparam

Leia mais