18 de julho de 2025 às 16:36
Sem um canal de diálogo estabelecido com os Estados Unidos após o tarifaço anunciado pelo presidente Donald Trump, auxiliares do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avaliam que os efeitos inflacionários para os norte-americanos podem levar Trump a adiar sobretaxação.
Tarifaço de Trump deve afetar os preços do café, do suco de laranja e do hambúrguer. Como os três produtos fazem parte do dia a dia dos norte-americanos, técnicos do governo apostam que o aumento de custos pode se tornar uma dor de cabeça para Trump.
Em relatório, a agência de classificação de risco Moody's afirmou que os Estados Unidos importam 70% de seu suco de laranja e 25% de seu café do Brasil. Com tamanha dependência, mercados alternativos não compensariam facilmente uma eventual redução nas importações brasileiras.
Os mesmos técnicos do governo também levam em conta o histórico recente de Trump, que tomou medidas semelhantes com países como México, Canada e China, ao anunciar tarifas e promover seguidos adiamentos.
Técnicos da equipe econômica e da ala política ouvidos pela EXAME também confirmaram que não há interlocução do governo Lula com a gestão de Trump e o presidente dos Estados Unidos tem feito questão de, publicamente, sinalizar que não está interessado em abrir diálogo.
A aposta de empresários e do governo brasileiro é de que o lobby das companhias norte-americanas com negócios no Brasil surta mais efeito, já que as vias diplomáticas estão obstruídas.