Economia

Com queda do preço do petróleo, governo defende que Petrobras reduza preço dos combustíveis

Antonio Temóteo

7 de abril de 2025 às 19:41

Mekdet/Getty Images

Decisão da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) de aumentar a produção de barris da commodity a partir de maio já se refletiu no redução do custo do produto e o governo brasileiro passou a defender que Petrobras reduza os preços do diesel e gasolina.

Ricardo Stuckert / PR/Divulgação

O preço do petróleo já acumula redução de 15% em abril. Segundo técnicos da gestão petista, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, tem dialogado com a presidente da estatal, Magda Chambriard, para que a companhia possa reduzir os preços dos combustíveis.

Robbie Corey-Boulet/AFP

A avaliação inicial do governo é que o preço do diesel poderia ser reduzido mais uma vez nas próximas semanas e o da gasolina, na sequência. Entretanto, não há prazo para que essa decisão seja tomada pela Petrobras.

Leandro Fonseca/Exame

A redução do preço dos combustíveis tem potencial para aliviar a inflação no Brasil. Como o transporte de cargas no país é feito, majoritariamente, por caminhões, um alívio no valor do diesel tende a baratear o custo do frete.

Wilson Melo/Agência Petrobras/

Nos dois primeiros meses do ano, o preço do diesel acumula alta de 5,36% e o da gasolina, 3,40%, segundo dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Petrobras reduz preço do diesel