Ciência

Contaminação radioativa por césio: essa é a suspeita dos camarões vendidos no Walmart dos EUA

Da Redação

20 de agosto de 2025 às 18:32

A Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês), órgão análogo à Anvisa no Brasil, emitiu um alerta à população americana sobre a segurança de camarões congelados da marca "Great Value", vendidos exclusivamente nas lojas Walmart.

O aviso foi dado após a detecção de contaminação radioativa nas remessas do produto, que foram importadas de um fornecedor indonésio chamado BMS Foods.

De acordo com a FDA, foi encontrado césio-137, um isótopo radioativo resultante da fissão nuclear, em uma amostra de camarões empanados detidos nos portos dos Estados Unidos, incluindo os de Los Angeles, Houston, Savannah e Miami.

O nível de césio-137 encontrado nas amostras — aproximadamente 68 becquerels por quilograma — está bem abaixo do limite de intervenção da FDA, que é de 1.200 Bq/kg.

No entanto, os reguladores optaram por emitir o alerta como medida de precaução, devido aos potenciais riscos à saúde causados pela exposição a longos períodos de baixas doses de radiação, incluindo o aumento no risco de câncer.