Ciência

A técnica que TODO MUNDO precisa saber para NUNCA mais ser enganado

Mateus Omena

25 de agosto de 2025 às 13:04

Cada indivíduo tem uma forma única de mentir, e essa diversidade despertou o interesse de Leanne ten Brinke, pesquisadora da Universidade da Colúmbia Britânica - Okanagan, que se uniu a outros estudiosos para investigar os métodos usados pelas pessoas para identificar mentiras.

A pesquisa, recentemente publicada na Law & Human Behavior e divulgada em 21 de agosto, revela que o processo de detectar uma mentira é bem mais complexo do que parece à primeira vista.

Embora a sabedoria popular sugira que "mentira tem perna curta", os sinais de desonestidade são menos óbvios do que se acreditava. Em sua pesquisa inicial, Leanne identificou diversos comportamentos que poderiam ajudar a detectar mentiras.

O estudo incluiu apelos públicos feitos por pessoas que pediam pelo retorno de parentes desaparecidos. Em alguns casos, esses indivíduos foram posteriormente acusados de estarem envolvidos no desaparecimento, o que sugeriria que estavam mentindo.

Os pesquisadores também observaram que os mentirosos sorriam mais frequentemente do que os que estavam dizendo a verdade.

No entanto, a pesquisa não conseguiu confirmar um padrão claro para identificar mentirosos de maneira consistente, pois os sinais não foram igualmente observados em todas as amostras.

Para os estudiosos, "é necessário realizar mais pesquisas para compreender as razões por trás das diferenças nos resultados entre as amostras, mesmo utilizando a mesma metodologia de análise".