2 de julho de 2024 às 09:29
Novos terroirs do Brasil têm se destacado cada vez mais no cenário vinícola internacional, como evidenciado pelos diversos prêmios recentemente conquistados pelos vinhos da Serra da Mantiqueira, na divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais.
Um exemplo notável é o Decanter World Wine Awards, realizado por uma das mais prestigiadas publicações especializadas do mundo, onde 137 vinhos brasileiros foram premiados, incluindo 37 com medalhas de prata e 100 com medalhas de bronze.
Entre os mais bem avaliados, destacam-se três rótulos da mesma região, que alcançaram 94 pontos em uma escala de 100: Barbara Eliodora Syrah, Gran Reserva Colheita De Inverno Cabernet Franc da Casa Geraldo, e Colheita De Inverno Gran Reserva Syrah, também da Casa Geraldo.
Todos esses vinhos utilizam a técnica inovadora da poda invertida, que tem sido fundamental para elevar a qualidade das uvas cultivadas na Serra da Mantiqueira, uma região com desafios climáticos significativos para o cultivo de uvas.
No panorama geral da premiação, a França liderou com 12 medalhas Best in Show e 28 Platinum, sendo o país mais premiado. As regiões de destaque foram Borgonha e Champagne, cada uma conquistando nove medalhas em suas respectivas categorias principais.