Casual

Os 12 melhores vinhos tintos da Argentina eleitos por um dos maiores guias do mundo

Gilson Garrett Jr.

10 de maio de 2024 às 10:58

Klaus Vedfelt/Getty Images

O Descorchados é um consolidado guia de vinhos que traz, anualmente, avaliações de rótulos da Argentina, Chile, Uruguai, Brasil, Peru e Bolívia.

Na edição de 2024, foram mais de 4.000 vinhos degustados de mais de 230 vinícolas argentinas, 210 chilenas, 35 vinícolas uruguaias , 40 brasileiras, 20 vinícolas peruanas e 5 vinícolas bolivianas.

Divulgação / Getty Images/

Dois rótulos da Argentina ganharam, pela primeira vez em 26 anos da publicação, 100 pontos. Além de serem os melhores do país vizinho, consagraram-se como os melhores de toda a América do Sul.

Os dois rótulos são de vinícolas extremamente conhecidas e que há anos se dedicam à elaboração vitivinícola: Zuccardi e Catena. A dupla tem em comum se dedicar na extração do que há de melhor da uva Malbec.

Receberam a pontuação máxima do Descorchados o Finca Piedra Infinita Supercal 2021, da Zuccardi, e o Adrianna Vineyard Mundus Bacillus Terrae 2021, da Catena.

Divulgação/Divulgação

O guia Descorchados está à venda por R$ 295. Cada volume é separado por região, sendo um dedicado à Argentina e outro ao Chile. O terceiro é uma união entre Brasil, Uruguai, Bolívia e Peru.

Adrianna Vineyard Mundus Bacillus Terrae 2021, da Catena: O vinho da célebre vinícola Catena é feito na região de Mendoza a cerca de 1.400 metros acima do nível do mar, ao norte do Vale do Gualtallary.

Boris_Kuznets/Getty Images

Finca Piedra Infinita Supercal 2021, da Zuccardi: o rótulo é elaborado na região de Altamira a cerca de 1.100 metros de altitude. O experiente enólogo Sebastián Zuccardi teve a ideia de eliminar toda a doçura do Malbec, recorrendo a colheitas precoces e solos ricos em cal.

LEIA MAIS