15 de maio de 2024 às 14:13
O Burj Khalifa, em Dubai, o Shangai Tower e o Empire State Building, em Nova York, são alguns dos arranha-céus pelo mundo. No entanto, em alguns anos, a Jeddah Tower, um arranha-céu neofuturista planejado na Arábia Saudita, será o prédio mais alto do mundo.
Com mil metros de altura e três vezes maior que a Torre Eiffel, a Jeddah Tower está localizada na cidade de Jeddah, o segundo município mais populoso do país do Oriente Médio, em uma zona portuária que faz fronteira com o Mar Vermelho.
A construção do arranha-céu foi iniciada em 2013, mas a obra foi interrompida em 2018, pois o Grupo Binladin, que tinha como presidente, Bakr bin Laden, meio-irmão de Osama Bin Laden, foi preso.
Antes da construção ser interrompida, cerca de um terço do edifício já havia sido construído. A expectativa é que as obras custem mais de 1,2 bilhão de dólares.
O uso do edifício será misto, com apartamentos residenciais, comerciais e escritórios. Haverá também um deque de observação, também planejado para ser o mais alto do mundo, um hotel Four Seasons e no 157º andar haverá uma varanda externa de 30 metros de diâmetro.