13 de fevereiro de 2025 às 13:51
A Inglaterra não é tradicionalmente reconhecida por sua gastronomia, mas apresenta bons exemplos. O Plates London, o primeiro restaurante vegano do Reino Unido a ganhar uma estrela Michelin, foi um dos destaques do lançamento de 2025 do Guia Michelin da Grã-Bretanha e Irlanda.
O chef Kirk Haworth e sua irmã Keeley impressionaram os jurados ao adaptar sua formação clássica para a culinária vegana. O menu inclui pratos como cogumelo maitake com mole de feijão preto e gateau de cacau cru, este último descrito como um verdadeiro deleite.
Kirk Haworth comentou que o que mais o atrai na cozinha vegana é a possibilidade de "eliminar essa palavra", destacando que para ele, trata-se apenas de sabor, empolgação e inovação. Sua proposta é levar a comida vegana a um novo nível de prazer e descoberta.
O Plates London foi um dos 26 restaurantes premiados na cerimônia de 2024. Além dele, outros seis restaurantes veganos constam no Guia Michelin, incluindo o Dirt Candy (Nova York) e o Eleven Madison Park (Nova York), este último com três estrelas, a mais alta distinção.