15 de abril de 2024 às 10:57
Há algumas temporadas o Adidas Samba tem tomado conta dos pés do mundo. O tênis criado em 1950 e com nome remete ao Brasil, é um dos calçados mais vendidos em sites especializados, como a Droper.
Uma soma de fatores explica o sucesso do tênis que nasceu como chuteira.
A história é antiga. Na década de 1940, Adi Dassler, alemão fundador da Adidas, decidiu desenvolver uma chuteira para uso na neve. O calçado seria feito com couro de canguru.
No entanto, a peça só foi lançada em 1950, e para aproveitar a visibilidade da Copa do Mundo que aconteceria naquele ano no Brasil, o tênis foi batizado de Samba, em homenagem ao país-sede.
Feito com travas para ser usado no gramado, o tênis foi adaptado para o futebol de salão e posteriormente passou a ser usado por torcedores dos ingleses em 1980.
A sacada da Adidas foi então expandir a cartela de opções para o Samba, com estampas de onça e em diversas cores, do verde claro ao pink assinado por Lionel Messi em homenagem ao Inter Miami, e até em colaboração com a Heineken.
No TikTok, há milhares de vídeos com sugestões como montar um look usando o tênis, avaliações e unboxing dos pares de sapato, flagrantes de pessoas usando diferentes cores de Samba pelas ruas de Seul a São Paulo.
As pesquisas por “Adidas Samba” em todo o Reino Unido mais do que duplicaram nos últimos dois anos, segundo o Google Trends.