Carreira

'Vampiros emocionais': o que são e como escapar deles?

Luiz Anversa

19 de novembro de 2024 às 12:48

Jose Luis Agudo Gonzalez/Getty Images

Você já passou por momentos em que se perguntou por que sempre se sente cansado ou esgotada depois de passar um tempo com amigos?

Essas situações acontecem geralmente quando as pessoas vivem reclamando de seus empregos ou parceiros sem nunca tomar medidas para mudar. Essas pessoas não querem ouvir o que de bom está acontecendo na vida dos amigos, mas sim monopolizar a atenção com seus próprios fracassos.

fizkes/Divulgação

Talvez você tenha um desses personagens em sua vida: um velho amigo da escola, talvez, que consistentemente faz você se sentir pior do que antes de conhecê-lo.

Em termos psicológicos, eles são conhecidos como "vampiros emocionais", por sua capacidade de sugar o prazer de uma interação social — e sua energia junto com ela. Mas quais são os sinais de que você está nas "garras" de alguém ou que você mesmo se tornou um?

Segundo reportagem do The Guardian não são apenas seus próprios padrões de comportamento que esses indivíduos ignoram: vampiros emocionais são definidos por sua incapacidade de empatia, levando-os a desabafar suas frustrações sem pensar em como isso pode afetar outra pessoa.

yuriyzhuravov/Thinkstock

O ponto-chave é que o comportamento é consistente, até mesmo crônico. Há muitas razões pelas quais um amigo pode ser temporariamente mais exigente ou menos presente, como após um término ou um período de saúde mental precária.

Um vampiro emocional resistirá a esse equilíbrio, traindo um egocentrismo fundamental. Qualquer tentativa de mudar de assunto pode ser recebida com superioridade, desdém ou até mesmo hostilidade.

Leia mais