4 de dezembro de 2024 às 15:13
O debate sobre o fim da jornada de trabalho 6x1 ganhou destaque nas redes sociais. A proposta é de uma PEC da deputada Erika Hilton (PSOL-SP) que visa a mudança nas escalas de trabalho.
A CLT não fixa escalas, apenas determina 8h diárias e 44h semanais. A escala 6x1, comum em varejo, mercados e restaurantes, propõe 6 dias de trabalho e 1 dia de descanso.
A deputada Erika Hilton argumenta que o modelo 6x1 afeta a saúde e as relações familiares dos trabalhadores. A proposta busca melhorar a qualidade de vida dos profissionais.
A escala 5x2, a mais comum no Brasil, oferece 5 dias de trabalho e 2 de descanso, geralmente no fim de semana, com jornadas de 8 horas diárias, totalizando 40h semanais.
A escala 4x3, menos comum, oferece 4 dias de trabalho e 3 de folga, proporcionando mais tempo para descanso e lazer, o que pode aumentar o bem-estar e o engajamento no trabalho.
A escala 5x1 tem 5 dias de trabalho e 1 de descanso, mas as folgas variam a cada semana. A CLT exige que ao menos 1 dia de folga mensal seja em domingo.
A escala por horas, como a 12x36, é definida por jornada de horas trabalhadas. Algumas escalas, como 18x36 e 24x48, são comuns em setores como saúde e segurança, com acordo entre as partes.