17 de julho de 2025 às 21:33
Deixar família, carreira e os costumes na terra natal nem sempre é uma decisão fácil. “Decidir viver em outro país é uma escolha, mas requer muitas renúncias”, afirma a dentista brasileira Julianne Rabelo.
Com emprego garantido em Portugal, Rabelo conseguiu dar entrada no processo de legalização por meio da “Manifestação de Interesse”, processo que o país disponibilizava até 2024 para pessoas que vinham como turista e começavam a trabalhar.
Esse foi um dos processos que Portugal mudou em relação à imigração, e a partir deste ano, o governo português promete anunciar novas medidas que visam restringir a entrada de imigrantes no país.
Daniel Soares é outro brasileiro que se mudou para Portugal. Formado há 25 anos em design e marketing, ele decidiu se mudar para Portugal aos 47 anos com a esposa e a filha pequena.
Esses dois brasileiros estão legais no país, mas sofrem com as mudanças da lei de imigração que está atrasando todo o processo.
Para saber mais sobre como brasileiros estão sendo impactados pelas mudanças da lei de imigração em Portugal, veja a matéria na íntegra no site da EXAME. Dois advogados que vivem no país europeu também tiram dúvidas sobre o novo momento: