10 de abril de 2025 às 14:31
O golfe, tradicionalmente dominado por homens, está ganhando espaço para as mulheres. Embora o esporte ainda enfrente barreiras, iniciativas como o Mulheres & Golfe buscam ampliar o acesso feminino.
No Brasil, cerca de 15% dos golfistas são mulheres, um número crescente, mas que precisa de mais incentivo. Programas como o de África Madueño ajudam a aproximar mais mulheres do esporte.
Madueño entrou no golfe por curiosidade, superando a resistência de um ambiente predominantemente masculino. Ela se especializou nos Estados Unidos e se tornou uma referência na área, ajudando a formar novas jogadoras.
O golfe é uma prática que exige paciência, resiliência e estratégias, ensinando sobre liderança e tomada de decisões sob pressão. Essas características atraem figuras como Federer e Michael Jordan para o esporte.
Além de ser um esporte individual, o golfe também é coletivo, especialmente entre mulheres. Madueño acredita que o golfe ensina a importância de seguir em frente, independentemente dos erros, e busca inspirar mais mulheres a jogar.