Carreira

Inteligência emocional ou autoconfiança? As 5 competências essenciais do líder do futuro

Layane Serrano

2 de julho de 2025 às 14:28

fizkes/iStockphoto

O futuro da liderança está cada vez mais centrado em competências comportamentais, que vão além das habilidades técnicas. Um estudo da HR Tech Grou, especializada em gestão comportamental, identificou as cinco soft skills mais importantes para os líderes do futuro.

Oatawa/Getty Images

O levantamento, baseado na análise do perfil comportamental de mais de 1.800 líderes brasileiros de diferentes setores, analisou as respostas de uma pesquisa que foi preenchida entre 2023 e 2024 na plataforma PDA International (Personal Development Analysis).

Hinterhaus Productions/Getty Images

O estudo revela um cenário de mudanças no comportamento das lideranças, com foco no autoconhecimento e em um estilo de gestão mais humano e estratégico.

ChatGPT/Reprodução/

Com base na pesquisa, essas são as 5 competências essenciais do líder do futuro:

SIphotography/iStockphoto

Inteligência emocional: a inteligência emocional é a habilidade de gerenciar os próprios sentimentos e lidar com os sentimentos dos outros de forma estratégica. Para a CEO da Grou, Mariana Uebel, essa competência é essencial para o líder construir um ambiente de trabalho saudável

Thinkstock/

Autoconfiança: a autoconfiança é fundamental para quem ocupa uma posição de liderança. Líderes seguros de si conseguem tomar decisões difíceis, enfrentar desafios diários e inspirar suas equipes.

Bússola/Divulgação

Empatia: a empatia vai além da simples escuta; trata-se de se colocar no lugar do outro, compreendendo as necessidades e sentimentos da equipe. Isso permite que o líder ofereça suporte genuíno e crie um ambiente de trabalho mais colaborativo.

Para conhecer as outras 2 habilidades que serão exigidas dos líderes, veja a matéria na íntegra da EXAME:

O que faltam nos líderes de hoje?