Carreira

Folga na sexta-feira? Veja como estão as empresas que adotaram a escala 4x3 no Brasil

Layane Serrano

14 de novembro de 2024 às 15:40

Davi Pinheiro/Divulgação

Uma proposta que busca finalizar a escala de trabalho 6x1, em que o funcionário só tem um dia da semana livre para descanso, está repercutindo no Congresso e nas redes sociais, por meio da PEC que se basea no Movimento VAT, que sugere o regime de trabalho 4x3 como o ideal.

sinseeho/Getty Images

Esse modelo que libera apenas 4 dias de trabalho já está sendo adotado por muitas empresas na Europa e foi testado no Brasil este ano. O primeiro teste piloto foi concluído em julho e contou com 21 empresas que decidiram testar o regime de trabalho 4x3 durante seis meses.

Dragon Claws/Getty Images

A pesquisa foi conduzida pela 4 Day Week Brazil em parceria com diversas organizações e pesquisadores, incluindo a Fundação Getulio Vargas (FGV-Eaesp), e envolveu 290 funcionários – sendo que 19 empresas completaram a implementação.

foto/Getty Images

Após 3 meses de planejamento em 2023, de janeiro a junho de 2024, as empresas participantes do teste piloto implementaram a semana de 4 dias no Brasil, tendo a liberdade de adaptar o formato conforme suas necessidades, desde que mantivessem os salários inalterados.

Thinkstock/lzf/

Uma das empresas que fizeram o teste foi a Vockan, empresa de tecnologia que adota a semana de 4 dias de trabalho há dois anos. Segundo Fabrício Oliveira, CEO da Vockan, o objetivo para adotar essa escala era apenas um: dar resultado com pessoas saudáveis.

baranozdemir/Getty Images

A Vockan conta atualmente com 132 funcionários e projeta alcançar 200 colaboradores até o final de 2025. Com sede em São Paulo e um escritório em Atlanta, nos Estados Unidos, a empresa tem colhido resultados positivos com a nova escala de trabalho.

Getty Images/

Um estudo interno revelou um aumento de 32% na produtividade, além de melhorias significativas na atração e retenção de talentos, com uma taxa de rotatividade próxima de zero. A satisfação dos funcionários também é destaque: mais de 70% se declaram muito felizes.

Nuthawut Somsuk/Getty Images

Nesse período em que testaram os 4 dias de trabalho, ou seja, em dois anos, a Vockan cresceu 86%, ampliando a operação e fazendo novas contratações, diz Fabrício Oliveira, CEO da Vockan.

Para conhecer os resultados de outras companhias que participaram do deste de 4 dias no Brasil e resolveram adotar a nova escala, veja a matéria na íntegra da revista EXAME:

Folga toda sexta-feira?