26 de maio de 2025 às 18:39
Empresas em todo o mundo estão testando a semana de 4 dias. Uma pesquisa de 2024 mostra que 81% dos jovens entre 18 e 34 anos apoiam a ideia. Mas como torná-la viável? A resposta pode estar na inteligência artificial.
Ferramentas como Microsoft Copilot podem eliminar tarefas repetitivas. Segundo a Asana, 53% do tempo de trabalho é gasto com atividades burocráticas. A IA pode liberar esse tempo para o que realmente importa.
Especialistas alertam: para a IA transformar o modelo de trabalho, é preciso adoção em massa. Quem usa essas ferramentas diariamente relata ganho de produtividade. Mas se o uso é esporádico, os efeitos são limitados.
Com aumento de eficiência, algumas empresas podem liberar um dia a mais de descanso. Outras, porém, podem usar o tempo economizado para atividades mais estratégicas. Há também a possibilidade de reestruturação de equipes.
A automação já está redesenhando o ambiente corporativo. Profissionais que dominam IA têm vantagem. Aproveite o curso de IA para Negócios da EXAME + Saint Paul por apenas R$ 37 e destaque-se nessa nova era.