17 de junho de 2025 às 16:14
O endividamento é um dos grandes desafios para os imigrantes nos Estados Unidos. Com o dólar em alta, em comparação com a moeda de muitos estrangeiros, se sustentar no país é uma grande barreira para quem recomeça em um novo mercado de trabalho, em uma nova cultura.
Para resolver essa dor, a brasileira e administradora Ellyn Wang criou uma empresa de planejamento financeiro – mas antes de tudo, passou pelo processo de imigração e adaptação no país.
Antes de cruzar as fronteiras, Wang já trazia no sangue o espírito empreendedor herdado dos pais. “Eu sou filha de imigrantes. Meus pais saíram da China para o Brasil quando ainda eram adolescentes, e foram tentar a vida em uma nova terra, assim como eu", diz.
Com esse DNA empreendedor, aos 26 anos Wang abriu sua própria joalheria em São Paulo, a “Lovely Me”. Mas tudo mudou quando em 2017 decidiu desembarcar em Miami com o marido e a filha para um ano sabático.
“Quando decidi me mudar com a família, eu não imaginava que iniciaria no novo país uma nova carreira, muito menos uma empresa em um segmento tão diferente da joalheria”, conta.
Com inglês e mandarim fluente, ao chegar nos Estados Unidos, ela começou a trabalhar com vendas em marcas de luxo como Louis Vuitton e depois em uma joalheria da família do cantor Phil Collins, em Miami.
“Era um trabalho bom, mas percebi que não havia para onde crescer. Eu precisava encontrar algo em que pudesse prosperar de verdade”, diz Wang.
Em 2019, após um workshop para imigrantes sobre finanças, Wang encontrou um novo propósito: usar o conhecimento de administradora e empresária para ensinar estrangeiros com planejamento financeiro nos EUA.
Wang ensina o que não está nos guias de migração: como lidar com o dinheiro em um país onde tudo — absolutamente tudo — custa caro e exige preparo.
“Achei que entendia tudo de dinheiro, porque tinha vivido no Brasil, mas aqui o jogo é outro. No Brasil, jogamos futebol com os pés; aqui, jogamos com as mãos. É preciso conhecer as regras do novo país para vencer.”
Para conhecer como Wang estruturou a sua empresa e prosperou chegando a um faturamento milionário - sem deixar de lado a missão de ajudar imigrantes - veja a matéria na íntegra no site da EXAME: