Carreira

Ela recomeçou a vida nos EUA e agora fatura milhões de dólares ensinando finanças para imigrantes

Layane Serrano

17 de junho de 2025 às 16:14

boonchai wedmakawand/Getty Images

O endividamento é um dos grandes desafios para os imigrantes nos Estados Unidos. Com o dólar em alta, em comparação com a moeda de muitos estrangeiros, se sustentar no país é uma grande barreira para quem recomeça em um novo mercado de trabalho, em uma nova cultura.

Ellyn Wang /Divulgação

Para resolver essa dor, a brasileira e administradora Ellyn Wang criou uma empresa de planejamento financeiro – mas antes de tudo, passou pelo processo de imigração e adaptação no país.

Wikimedia Commons/

Antes de cruzar as fronteiras, Wang já trazia no sangue o espírito empreendedor herdado dos pais. “Eu sou filha de imigrantes. Meus pais saíram da China para o Brasil quando ainda eram adolescentes, e foram tentar a vida em uma nova terra, assim como eu", diz.

Alexander Spatari/Getty Images

Com esse DNA empreendedor, aos 26 anos Wang abriu sua própria joalheria em São Paulo, a “Lovely Me”. Mas tudo mudou quando em 2017 decidiu desembarcar em Miami com o marido e a filha para um ano sabático.

Stock Exchange/

“Quando decidi me mudar com a família, eu não imaginava que iniciaria no novo país uma nova carreira, muito menos uma empresa em um segmento tão diferente da joalheria”, conta.

Charles Platiau/Reuters

Com inglês e mandarim fluente, ao chegar nos Estados Unidos, ela começou a trabalhar com vendas em marcas de luxo como Louis Vuitton e depois em uma joalheria da família do cantor Phil Collins, em Miami.

Ellyn Wang /Divulgação

“Era um trabalho bom, mas percebi que não havia para onde crescer. Eu precisava encontrar algo em que pudesse prosperar de verdade”, diz Wang.

Stock.xchng/

Em 2019, após um workshop para imigrantes sobre finanças, Wang encontrou um novo propósito: usar o conhecimento de administradora e empresária para ensinar estrangeiros com planejamento financeiro nos EUA.

Brendan Smialowski/AFP

Wang ensina o que não está nos guias de migração: como lidar com o dinheiro em um país onde tudo — absolutamente tudo — custa caro e exige preparo.

Nelson ALMEIDA/AFP

“Achei que entendia tudo de dinheiro, porque tinha vivido no Brasil, mas aqui o jogo é outro. No Brasil, jogamos futebol com os pés; aqui, jogamos com as mãos. É preciso conhecer as regras do novo país para vencer.”

Para conhecer como Wang estruturou a sua empresa e prosperou chegando a um faturamento milionário - sem deixar de lado a missão de ajudar imigrantes - veja a matéria na íntegra no site da EXAME:

Como prosperar nos EUA?