Carreira

Como balancear o trabalho com a vida pessoal sem morar na Espanha

Paula Esteves

17 de fevereiro de 2025 às 13:52

Freepik/

Você deve ter visto a notícia sobre a possível redução da jornada semanal de trabalho de quem atua na Espanha (de 40 horas para 37,5 horas por semana). A medida ainda precisa passar pelo Congresso, mas o meu foco não é discutir a proposta nem julgá-la.

Estou mais interessada em comentar sobre o que ela pretende: gerar melhor balanço entre a vida pessoal e a profissional. Na verdade, a intenção deste artigo é reunir algumas dicas para quem viu essa notícia e desejou mudar-se correndo para o país europeu.

Divulgação/Divulgação

Com isso, não quero diminuir a importância de medidas como essa em discussão na Espanha, mas ajudar quem está aqui, em solo brasileiro, tentando viver melhor. Se é esse o seu caso, minha primeira recomendação é pensar no que significa esse “balanço” para você.

A partir dessa investigação é que conseguimos identificar o que está atrapalhando o alcance dessa meta. No meu caso, foi importante ajustar meu horário de trabalho quando eu fazia pós-graduação e também hoje que a minha menina está na escola.

Como balancear o trabalho com a vida pessoal sem morar na Espanha