Carreira

As profissões mais antigas do mundo que existem até hoje

Layane Serrano

10 de novembro de 2024 às 15:50

As profissões mais antigas da humanidade não só moldaram a história como também continuam a exercer impacto no mundo contemporâneo.

Segundo Camilie Cardoso, historiadora pela USP e consultora de cultura organizacional, essas são as profissões mais antigas que se tem registro (veja no próximo story)

Peter van Haastrecht / 500px/Getty Images

FERRAMENTEIRO - Pelos registros arqueológicos já encontrados, a produção de ferramentas foi iniciada na Etiópia há mais de 2 milhões de anos, o que significa que essa é a profissão mais antiga do mundo, afirma a historiadora.

Songsak rohprasit/Getty Images

CONTADORES DE HISTÓRIA - Esse ofício surgiu há 200 mil anos e está presente em muitas profissões até os dias de hoje, como o de jornalistas, redatores e escritores. “Surgiram no continente africano transmitindo suas narrativas por meio da história oral", diz a historiadora

andreswd/Getty Images

ALFAIATES - Antropólogos estimam que as roupas surgiram em diferentes locais do continente africano entre 100.000 anos e 500.000 anos atrás.

AFP/

ARTISTAS -As pinturas rupestres mais antigas já encontradas foram feitas por um neandertal, na caverna de Altamira, na Espanha. Dada a dificuldade de promover esse registro com os recursos daquele período, era necessário o domínio de uma técnica para fazê-lo.

Patricio Nahuelhual/Getty Images

MÚSICOS - Os instrumentos mais antigos de que se tem registro foram encontrados onde se localiza a caverna Hohle Fels, na Alemanha. Em escavações, foram recuperadas várias flautas que datam do período paleolítico, sugerindo existência de músicos e musicistas desde então

As profissões mais antigas do mundo que existem até hoje