Carreira

“A aposentadoria não é o fim, mas um novo começo”, afirma João Carlos Martins

Layane Serrano

24 de junho de 2025 às 17:18

Wikpedia/Divulgação

Foram mais de 60 países e quase 4.000 apresentações. Difícil contar todos os eventos que marcaram a trajetória de 77 anos do pianista e maestro João Carlos Martins.

Endeavor e Sebrae/Divulgação

Nascido em São Paulo, sua ligação com o piano foi profundamente influenciada por seu pai, que sonhava ser pianista, mas não conseguiu por causa de um acidente no trabalho que o fez perder parte de sua mão.

leekris/Thinkstock

Tendo como irmãos o jurista Ives Gandra Martins e o também pianista José Eduardo Martins, João mostrou talento para a música desde muito cedo. Aos 8 anos, começou a estudar piano, e rapidamente se destacou, ganhando seu primeiro concurso musical aos 11 anos.

Divulgação/

João teve sua estreia profissional aos 13 anos, mas foi aos 18 que sua carreira internacional começou, com apresentações em diversos países. Ao longo de sua jornada, foram mais de 1.500 concertos, e ele chegou a dividir o palco com artistas como Tom Jobim e João Gilberto em NY.

Claudio Alves/Divulgação

Hoje, prestes a completar 85 anos no dia 25 de junho, ele anunciou sua aposentadoria dos palcos internacionais, pronto para um novo desafio.

Em entrevista exclusiva à EXAME, o pianista e maestro João Carlos Martins fala sobre as apresentações mais marcantes, o seu maior medo e desafios de uma carreira de 77 anos. Ele também fala sobre o novo projeto que ele apostará nesta nova fase da vida. Veja a matéria na íntegra:

Nova fase: