25 de março de 2024 às 18:24
O aeroporto de Congonhas, em São Paulo, receberá 2 bilhões de reais em investimentos para ampliar sua capacidade de receber passageiros e aviões.
A expectativa é que as mudanças permitam ao aeroporto aumentar o volume de passageiros dos atuais 22 milhões por ano para 29,5 milhões, até 2028, quando as mudanças deverão estar concluídas.
O anúncio das mudanças foi feito em um evento no aeroporto nesta segunda, 25. A contratação das empresas que farão as obras será feita até novembro. As melhorias serão entregues aos poucos, até junho de 2028.
Entre as primeiras medidas a serem implantadas, estão a ampliação da sala de embarque remoto (quando é preciso pegar um ônibus até o avião) e a criação de um bolsão de espera para motoristas de aplicativo.
Os novos recursos virão da concessionária Aena, que assumiu o aeroporto em outubro de 2023 e fará sua operação por 30 anos.
Entre as mudanças, está o aumento do número das posições para os aviões, de 30 para 37, sendo 19 por pontes de embarque (ida do saguão direto ao avião).
Mais 20 mil metros quadrados para lojas, cafés e restaurantes.
Congonhas é o segundo aeroporto mais movimentado do país, atrás apenas de Guarulhos. O terminal foi aberto em 1936 e passou por várias ampliações até chegar ao modelo atual.