8 de julho de 2025 às 20:56
A Prefeitura de São Paulo anunciou que o rodízio municipal de veículos estará suspenso nesta quarta-feira, 9 de julho, devido ao feriado da Revolução Constitucionalista. Outras restrições de trânsito, como o rodízio de caminhões, também não valerão.
As faixas exclusivas para ônibus estarão liberadas, e o estacionamento rotativo pago (Zona Azul) funcionará conforme a sinalização local. A ciclofaixa de lazer será ativada, oferecendo mais opções de mobilidade.
O feriado de 9 de julho comemora a Revolução Constitucionalista de 1932, movimento contra Getúlio Vargas, organizado pelo Partido Republicano Paulista (PRP) e apoiado pelo Partido Democrático (PD).
A Revolução contou com apoio de estados como Mato Grosso e Rio Grande do Sul, descontentes com o autoritarismo de Vargas. A data foi transformada em feriado estadual em 1997, para resgatar o orgulho paulista.
O feriado de 9 de julho é exclusivo de São Paulo e não é comemorado nacionalmente. A data foi oficializada como feriado, e não como ponto facultativo, pela legislação do estado.