EXAME Agro

Deputados dos EUA pedem isenção de tarifas para o café

Mateus Omena, Luciano Pádua, César H. S. Rezende

23 de julho de 2025 às 20:14

Brendan SMIALOWSKI / AFP/

Deputados americanos emitiram uma carta com apoio bipartidário ao chefe da agência comercial dos Estados Unidos, a USTR, pedindo a isenção do café das tarifas impostas pelo presidente Donald Trump para diversos países e de outras que possam ser anunciadas pelo governo no futuro.

Os presidentes do Congressional Coffee Caucus (uma comissão que trata de assuntos de café no Congresso) disseram ao representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, que uma isenção protegeria os empregos no país e apoiaria a indústria cafeeira, que depende de importações.

Freepik/

Como a EXAME mostrou, a tarifa anunciada por Trump ao Brasil teria um impacto significativo para os consumidores da bebida do país — e o lobby setorial se organiza para tentar isentar o produto da sobretaxação.

Gerado por IA/Freepik

Um estudo da Nacional Coffee Association (NCA), apresentado pelos congressistas, mostra que o café gera significativa riqueza nos EUA, já que o país importa o grão e agrega valor por meio da industrialização. Cerca de 76% dos americanos consomem café.

Gerado por IA/Freepik

Para cada dólar de café importado, são gerados US$ 43 na economia americana. Isso representa 2,2 milhões de empregos, o que equivale a 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA, segundo o estudo da NCA.

A pesquisa também destaca que a indústria de café contribui com US$ 343 bilhões para a economia norte-americana.

Freepik/

Como os EUA dependem em mais de 99% das importações de café verde para sustentar a demanda interna, as tarifas sobre o café aumentarão os preços em toda a indústria cafeeira americana entre comerciantes e torrefadores, com os consumidores sendo afetados pelos preços mais altos.

Brendan Smialowski/AFP

A carta a Greer foi enviada menos de duas semanas antes de Trump anunciar uma tarifa de 50% sobre as importações do Brasil — que abastece aproximadamente 30% do mercado de café verde dos EUA —, com entrada em vigor prevista para 1º de agosto.