30 de julho de 2025 às 11:52
O presidente da Abiec, Roberto Perosa, afirmou que o Japão deve abrir seu mercado para a carne bovina brasileira até novembro, após a certificação de que o Brasil está livre de febre aftosa em todo o território, sem vacinação.
A abertura do mercado japonês pode representar uma expansão significativa para o setor de carne bovina, com o Japão integrando o grupo de países com alta demanda, como Turquia, Vietnã e Coreia do Sul, que juntas representam 30% do mercado global.
Até agora, apenas o Vietnã anunciou a abertura de seu mercado.
O Brasil também está negociando com a Turquia, enquanto a Coreia do Sul enfrenta desafios devido à crise política interna, mas negociações devem ser retomadas.
"Estamos aguardando um anúncio positivo, com a previsão até novembro, quando o primeiro-ministro japonês estará no Brasil para participar da COP30", disse Roberto Perosa à EXAME.
O impacto da tarifa de 50% imposta pelos EUA poderá afetar as exportações brasileiras, com perdas de até US$ 1 bilhão para o setor de carne. Isso pode reconfigurar o mercado interno e diminuir a oferta no futuro.