EXAME Agro

As duas novas mandiocas do Brasil — que prometem elevar a produtividade da farinha

César H. S. Rezende

2 de julho de 2025 às 18:30

Marco Antonio Sedrez Rangel (Boitatá)/

A Embrapa anunciou o lançamento das novas variedades de mandioca BRS Ocauçu e BRS Boitatá, desenvolvidas para oferecer alta produtividade e elevado teor de amido.

As novas variedades atendem tanto aos interesses dos produtores quanto da indústria, com destaque para o alto teor de amido, crucial para a produção de fécula.

Freepik/

Segundo a Embrapa, as cultivares mostram desempenho superior na produtividade e no teor de amido, o que pode impulsionar a produção de mandioca no Centro-Sul do Brasil.

As variedades foram avaliadas desde 2011 e mostraram excelentes resultados em termos de produção de raízes e amido.

Marco Antonio Sedrez Rangel (Boitatá)/

A BRS Boitatá se destaca pela casca branca, ideal para a indústria de farinha, enquanto a BRS Ocauçu é adaptada para solos de baixa fertilidade, o que favorece a produção em diversas condições.

"A BRS Boitatá está entrando bem para suprir esse nicho de mercado, com sua casca branca que não escurece a farinha", disse Marco Antonio Rangel, pesquisador da Embrapa.

Marco Antonio Sedrez Rangel (Boitatá)/Divulgação

Com o lançamento, espera-se que a produtividade e qualidade da mandioca brasileira aumentem significativamente, beneficiando tanto o setor agrícola quanto a indústria de transformação.