23 de abril de 2025 às 10:47
A Ville Pontificie, localizada próxima ao Vaticano, abastece a cozinha papal com alimentos orgânicos, como azeite e laticínios.
Além de ser uma base agrícola, a Ville Pontificie também serve como residência de verão para os papas desde 1600.
A propriedade, com 55 hectares de terras férteis, combina práticas agrícolas tradicionais com produção sustentável, mantendo a produção de alimentos de alta qualidade para o Vaticano.
A fazenda conta com 80 vacas, 1.500 aves, 30 coelhos e já chegou a contar com até dois avestruzes. Dentre a produção, destaca-se o azeite.
O óleo vegetal é produzido a partir de azeitonas cultivadas em um olival que remonta ao ano de 1200.
O processo de extração segue métodos tradicionais, com as azeitonas moídas a frio em um moinho de pedra e prensadas de forma artesanal, garantindo um produto de alta qualidade.
"Criamos uma produção simples, autêntica, seguindo técnicas inalteradas desde os anos 1930", disse Osvaldo Gianoli, gerente da fazenda, à imprensa italiana.
O espaço também mantém um vinhedo que produz dois tipos de vinhos: o Cesanese del Piglio, e dois outros feitos a partir das uvas brancas Trebbiano e Malvasia.
A Ville Pontificie segue com sua oferta de produtos frescos para o Vaticano e continua aberta ao público, mantendo sua missão de preservar tradições agrícolas e promover a sustentabilidade.