Vacinação começa, MEC define volta às aulas e mais: o resumo do dia

Tudo o que você precisa saber sobre os mercados, o Brasil e o mundo nesta terça-feira, 08 de dezembro

No episódio de hoje, falaremos sobre o início da vacinação contra o coronavírus no Reino Unido, a definição de volta às aulas no ensino superior pelo MEC, um novo recurso de compras no WhatsApp e muito mais.

MERCADOS

Questão fiscal segura alta do Ibovespa, que fecha com ganhos de 0,18%

Enquanto as principais bolsas internacionais subiram com o início da vacinação no Reino Unido, o Ibovespa teve uma sessão mista nesta terça-feira, 8, causada pelo temor com o cenário fiscal. Houve também um movimento pontual no meio da tarde com realizações nas chamadas blue chips, ações de maior peso no índice como Vale (VALE3), Petrobras (PETR3; PETR4), e Bradesco (BBDC4). Ainda assim, o principal índice da bolsa brasileira encerrou o dia em alta de 0,18%, aos 113.793 pontos.

Brasil tem 300 milhões de doses de vacina, diz Saúde; CoronaVac é ignorada

O Brasil possui atualmente mais de 300 milhões de doses de vacinas contra covid-19 garantidas por meio de diferentes acordos, que aguardam apenas o aval da Anvisa para ser usadas na população, disse nesta terça-feira o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que ignorou a CoronaVac em sua contas.

Indústria alerta que governo não pediu agulhas e seringas para vacinação

Além de ter uma vacina aprovada e eficaz contra a covid-19, a imunização também passa por ter equipamentos de saúde, como seringas e agulhas, disponíveis nos postos de aplicação. A Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para a Saúde (Abimed) alerta que ainda não recebeu um cronograma do Ministério da Saúde sobre a vacinação e que estes dois itens essenciais podem atrasar.

Onde estão as melhores oportunidades da bolsa, segundo a BlackRock

Confiante com o cenário para ações no mundo todo, a BlackRock está ainda mais otimista com os mercados emergentes, que vê saindo na frente em meio à recuperação da economia global. Embora não esconda sua preferência pela Ásia, a gestora vê boas oportunidades na bolsa brasileira, principalmente em ações de empresas ligadas à economia chinesa.

BRASIL

Senado aprova criação do programa habitacional Casa Verde e Amarela

O Senado aprovou na quinta-feira, 3, o texto-base da Medida Provisória (MP) 996, que cria o programa habitacional Casa Verde e Amarela, substituto do Minha Casa Minha Vida, criado em 2009, no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Enviado pelo governo em agosto, o projeto agora está pronto para sanção do presidente Jair Bolsonaro.

Maior ajuda que o Judiciário pode dar é respeitar a Constituição, diz Fux

Dois dias depois de dar o voto decisivo no julgamento que barrou a reeleição da cúpula do Congresso, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, disse na manhã desta terça, 8, que a maior ajuda que o Judiciário pode dar aos demais Poderes é “manter o compromisso de respeitar a Constituição”.

Em 18 anos, Amazônia perdeu 8% de seu território por desmatamento

A Amazônia perdeu mais de 500.000 km² — uma superfície equivalente ao território da Espanha — devido ao desmatamento entre 2000 e 2018, de acordo com um estudo de uma rede regional de pesquisadores e organizações da sociedade civil divulgado nesta terça-feira, 8.

Em São Paulo, 29% da população teve covid-19, mostra novo estudo

São Paulo, a primeira cidade a detectar o novo coronavírus na América Latina, teve 29% de sua população contagiada pela covid-19. Ou seja, quase um terço da população da capital paulista já teve a doença. É o que mostra um novo levantamento feito pelo Imperial College London.

MUNDO

Biden quer vacinar 100 milhões de americanos nos primeiros 3 meses de 2021

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou nesta terça-feira, 8, que pretende vacinar contra a covid-19 100 milhões de americanos em seus primeiros 100 dias de governo. No mesmo período, ele pretende incentivar o uso de máscaras no país para conter a disseminação da doença, dizendo que imporá esse acessório quando houver possibilidade.

Trump buscou contato com a Venezuela no início do mandato, diz Maduro

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, buscou contato com autoridades da Venezuela no início de seu mandato, disse o presidente Nicolás Maduro nesta terça-feira, acrescentando que espera estabelecer um diálogo com o futuro governo do presidente eleito americano, Joe Biden.

Setor financeiro britânico terá impacto mesmo com acordo, diz UE

Qualquer acordo do Brexit não será de grande ajuda para a City of London, alertou a principal autoridade da União Europeia para serviços financeiros, dizendo que o setor deve esperar “mudanças significativas” no próximo ano. Comissária da UE para serviços financeiros, Mairead McGuinness disse na segunda-feira que o Reino Unido “nunca terá os mesmos direitos e benefícios” que tinha como membro do bloco.

 

O #ExameAgora é o seu resumo diário de notícias aqui da Exame, apresentado por Beatriz Correia e Victor Sena.

Acompanhe tudo sobre:IbovespaJoe BidenResumo do dia

Mais de Vídeos

Ibovespa fecha em queda com desdobramentos das tarifas de Trump; índice cai 0,4%

Imunes ao 'tarifaço'? Por que Vale e siderúrgicas subiram na bolsa após ofensiva de Trump

Ibovespa fecha em queda moderada após euforia com tarifas dos EUA ao Brasil

Ibovespa futuro tem queda moderada no 'morning after' do tarifaço de Trump