Cerveja de graça; novidade no WhatsApp; Eleições nos EUA: o resumo do dia

Tudo o que você precisa saber hoje: confira vídeo com as principais notícias que mexeram com os mercados, o Brasil e o mundo nesta quinta, 05 de novembro

MERCADOS

Ibovespa salta 3%, na terceira alta seguida, com eleição nos EUA e Powell

O Ibovespa fechou em alta de 2,95% nesta quinta-feira, 5, cotado a 100.751 pontos, patamar próximo da máxima do dia (em 100.921 pontos) e no seu terceiro pregão seguido de ganhos. O bom humor do mercado veio na esteira dos ganhos no exterior com as eleições americanas e com impulso da fala do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, sobre a necessidade de mais apoio fiscal e monetário no país. O dólar, por sua vez, caiu 1,91%, para 5,545 reais na venda.

Renúncias no Itaú; balanços de 6 empresas e crédito bilionário do GPA

O chefe da área de varejo do Itaú Unibanco (ITUB4), Márcio Schettini, e o diretor-geral do atacado, Caio Ibrahim, renunciaram aos cargos nesta quinta-feira, informa a EXAME In. Ambos eram cotados para sucessão do atual presidente, Cândido Bracher. Procurada, a assessoria de imprensa do banco disse que não comentará o assunto. Não haverá um comunicado público sobre as saídas, houve apenas um comunicado interno do banco.

O que a Itaúsa tem a ganhar com cisão do Itaú na XP?

O Itaú Unibanco (ITUB4) está avaliando cindir a participação que detém na XP Investimentos (41,05% dos 46,05%) em uma nova empresa, chamada NewCo, cujas ações seriam negociadas em bolsa e distribuídas aos acionistas. O restante da posição (5%) deve ser vendido no mercado. O anúncio, que destrava um valor significativo para o banco, foi bem recebido pelos investidores, com as ações do Itaú subindo 3,99% ontem, depois de terem atingido na máxima do dia alta de 7,07%. Hoje, os papéis avançavam mais 2,88%, conforme cotação das 15h20. Mas não é somente a instituição que tende a ganhar, também sua holding Itaúsa (ITSA4).

Aproveitar as melhores oportunidades na bolsa exige conhecimento. Venha aprender com quem conhece na EXAME Research

BRASIL

Datafolha: Russomano cai e empata com Boulos; Covas se isola em 1º

O prefeito e candidato à reeleição Bruno Covas (PSDB) se isolou na liderança na disputa pela prefeitura de São Paulo, com 28% das intenções de voto, aponta nova pesquisa Datafolha, a segunda do instituto após o início do horário eleitoral gratuito. O tucano é seguido por Celso Russomanno (Republicanos), com 16%, Guilherme Boulos (PSOL), com 14%, e Márcio França (PSB), com 13%.

Kassio Nunes Marques toma posse como ministro do STF

Em cerimônia restrita e plenário vazio, para evitar propagação do novo coronavírus, Kassio Nunes Marques tomou posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) na tarde desta quinta-feira, 5. Pela primeira vez na história, a solenidade foi feita por videoconferência, para evitar que se repetisse o que aconteceu na última cerimônia presencial no STF, em setembro, quando o ministro Luiz Fux assumiu a presidência da Corte. Pelo menos sete pessoas foram diagnosticadas com covid-19 depois do evento.

STJ entra em esquema de plantão e suspende prazos após ataque de hackers

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu entrar em esquema de plantão até a segunda-feira, 9, após detectar a invasão de hackers em sua rede. A ataque virtual foi identificado na terça-feira, 3, durante a realização de audiências virtuais. Todos os sistemas caíram, e a equipe técnica não conseguiu restabelecer a segurança.

MUNDO

Sem nenhuma prova, Trump diz ser vítima de grande complô

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um pronunciamento no início da noite desta quinta-feira (5) afirmando ter vencido a eleição “com facilidade”. Ele apontou uma suposta conspiração da grande mídia, das elites financeiras e das grandes empresas de tecnologia para lhe roubar a vitória.

Biden pede calma e reafirma confiança em pronunciamento

Joe Biden fez um pronunciamento na tarde desta quinta-feira, 5, em Delaware, pedindo por paciência para que o término da apuração seja concluído. O candidato frisou sua confiança no processo eleitoral americano, além da importância do voto e da democracia.

Latinos e negros preferem Biden a Trump, mostra pesquisa

Enquanto a apuração das eleições americanas segue sem uma definição, pesquisa feita pela empresa Edison Research aponta que o eleitorado negro e latino pode ser o diferencial para a vitória do candidato democrata Joe Biden.

O #ExameAgora é seu resumo diário de notícias, apresentado por Beatriz Correia e Victor Sena.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEleiçõesItaúResumo do dia

Mais de Vídeos

Trump avança em criação de "conselho de cripto" para avaliar reserva estratégica de bitcoin

Matt Gaetz desiste de indicação para ser secretário de Justiça de Donald Trump

Em autobiografia, Angela Merkel descreve Trump como alguém 'fascinado' por autocratas

Donald Trump Jr. aposta na economia conservadora com novo fundo de investimento