ANÁLISE EXAME/IDEIA: inflação e combustíveis na cabeça dos brasileiros

Pesquisa EXAME/IDEIA mostra que 57% dos brasileiros acham que a inflação é o maior problema do Brasil neste momento

O grande temor dos brasileiros na década de 1980 e início dos anos 1990 está de volta. De acordo com a mais recente pesquisa EXAME/IDEIA, mais da metade das pessoas, 57%, acham que a inflação é o maior problema do Brasil neste momento e que ele precisa ser resolvido ainda em 2022. O desemprego aparece logo na sequência, com 19% das pessoas dizendo ser o maior problema do país, seguido pela pobreza (12%), e da violência (6%).

E o preço dos combustíveis é o item que os brasileiros mais percebem os aumentos de preços. Segundo a mais recente pesquisa EXAME/IDEIA, 83% dos entrevistados dizem que diminuíram o uso do carro ou da moto por causa do aumento da gasolina, do diesel e do etanol.

“A inflação é um tema de preocupação dos brasileiros. O que vai dominar o debate deste ano de eleição é a economia”, diz Maurício Moura, fundador do IDEIA.

A sondagem ouviu 1.284 pessoas entre os dias 15 a 17 de março. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa EXAME/IDEIA é um projeto que une EXAME e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública.

Acompanhe tudo sobre:CombustíveisDesempregoEXAME/IDEIAInflaçãoPobreza

Mais de Vídeos

Análise: Copom deixa a porta aberta para acelerar ritmo de alta da Selic para 0,5 ponto percentual

Copom eleva Selic em 0,25 pp, para 10,75% ao ano, e sinaliza novas altas de juros

Petrobras cai mais de 2% após notícia sobre possível redução no preço dos combustíveis; empresa nega

Copom: mercado espera alta de 0,25 ponto percentual da Selic, mas diverge sobre tamanho do ciclo