São Paulo – Você já ouviu falar sobre blockchain? Essa tecnologia é conhecida por registrar e impedir fraudes de criptomoedas, como o Bitcoin. Basicamente, ela é um sistema de blocos de dados interdependentes. Mas ela pode ser usada para outras coisas, como para manter a qualidade de uma enciclopédia online. É assim que a Everipedia usa o blockchain. A proposta é oferecer informações corretas sobre todos os assuntos e com acesso grátis.
Diferentemente da Wikipedia, que é parte de uma organização sem fins lucrativos, a Everipedia é parte da empresa Everipedia, Inc, baseada em Los Angeles.
Criada em 2014, a Everipedia ganhou destaque nos últimos tempos porque Larry Sanger, um dos criadores da Wikipedia, ingressou na companhia.
Para que um editor faça alterações nos conteúdos da Everipedia, toda a comunidade tem que estar de acordo. A medida visa a qualidade das informações, um dos pontos de crítica de Sanger. Vale notar que a Wikipedia é o 12º site mais acessado do país.
Os editores dessa nova enciclopédia online precisam usar um sistema de pontos. Funciona assim: quem quer editar algo tem que gastar seus pontos. Se as suas alterações forem aprovadas, seus pontos voltam para você.
Quando o processo de migração para blockchain estiver terminado, a empresa poderá parar de gastar com hospedagem em servidores, algo que paga hoje com doações de usuários. Partes do conteúdo do site, que é rival da Wikipedia, ficarão hospedados nos computadores de usuários. Com isso, fica bem difícil de bloquear o acesso ao acervo do site, como acontece hoje com a Wikipedia na Turquia.
Por enquanto, a Everipedia só permite a criação de contas por meio de convites. E para se tornar tão famosa e acessada quanto a Wikipedia por aqui, ela vai precisar traduzir todo o seu acervo para o nosso idioma. Atualmente, o conteúdo disponível lá está em inglês.