HMD Odyssey tem tecnologia à la "Minority Report"

Dispositivo de realidade virtual da Samsung tem controles manuais e permite que você tenha contato preliminar com a "Matrix"

São Paulo – Muito de fala sobre o futuro da computação pessoal. Os iPads já foram considerados os novos computadores, a realidade aumentada se desenvolve em smartphones e a realidade virtual é uma promessa há anos. Recentemente, a Microsoft apresentou uma versão do Windows para o que ela chama de realidade mista.

Diversos aplicativos e jogos já estão disponíveis para realidade virtual, mas é preciso ter um headset próprio para isso. O Arena Tech de hoje é sobre o HMD Odyssey, da Samsung, que reproduz imagens em realidade virtual e tem controles manuais que são projetados nesse mundo digital.

Após a instalação de alguns aplicativos no PC, tudo que você precisa fazer para usar o HMD Odyssey é ligá-lo nas portas HDMI e USB. O headset já tem fones de ouvido embutidos e a tela dupla de 3,5 polegadas que enxergamos com ele tem resolução de 1440 por 1600, que é mais do que o padrão Full HD. Para simular a visão humana, o ângulo de visão permitido é de 110 graus.

Os objetos visualizados no HMD Odyssey passam a impressão de serem tridimensionais. Se você estiver com um notebook ou computador com placa de vídeo com suporte para realidade aumentada, a reprodução das imagens é de boa qualidade. A recomendação mínima é ter uma placa de vídeo recente com 4 GB de memória.

Os controles do HMD Odyssey são bem simples de usar e lembram a mecânica de movimentos de Tom Cruise, no filme Minority Report. O único porém é que esses controles funcionam com pilhas. Veja a cena do filme à qual me refiro:

https://www.youtube.com/watch?v=PJqbivkm0Ms

Há vários aplicativos já disponíveis que são compatíveis com o HMD. Um dos mais interessantes é o do Google Earth, que permite que você viaje virtualmente pelo planeta sem sair da sua casa. A experiência de uso é ótima, mas o aplicativo exige bastante do notebook.

A maior parte dos aplicativos de realidade virtual podem ser encontrados na plataforma Steam, uma vez que eles são jogos. Há também algumas opções interessantes na loja da Microsoft.

O HMD Odyssey certamente indica um futuro viável, de nicho, para a computação pessoal. Jogos já oferecem experiências interessantes e há muito espaço para a criação de aplicativos interativos para essa plataforma. O HMD Odyssey está na sua primeira geração e tem preço sugerido de 3.499 reais no Brasil. Isso, é claro, não inclui o notebook ou computador gamer que ele requer para oferecer uma boa experiência.

Ainda assim, ele pode ser um ótimo gadget para dar um gostinho do que está por vir na tecnologia pessoal.

Acompanhe tudo sobre:Realidade virtualSamsungVídeos

Mais de Tecnologia

Samsung revive a série Chaves para mostrar a conectividade doméstica; veja

Startup de chips para inteligência artificial Groq levanta US$ 640 milhões

Trabalhadores da Samsung encerram greve sem conseguir acordo sobre salários, bônus e férias

Meta tem prejuízo de US$ 4,48 bilhões no segundo trimestre com realidade virtual