Tecnologia

Zika vírus sobrevive mais tempo na urina do que no sangue

Estudos mostram que o Zika pode ser encontrado em níveis maiores ou sobreviver por mais tempo na urina do que no sangue


	Aedes aegypti mosquito transmissor da dengue e zika virus: recomendações do CDC para os exames de sangue para Zika e outros procedimentos não sofreram alterações
 (Alvin Baez / Reuters)

Aedes aegypti mosquito transmissor da dengue e zika virus: recomendações do CDC para os exames de sangue para Zika e outros procedimentos não sofreram alterações (Alvin Baez / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de maio de 2016 às 22h28.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês) atualizou as diretrizes de seus exames de diagnóstico para o Zika vírus nesta terça-feira, baseados em dados que mostram que o Zika pode ser encontrado em níveis maiores ou sobreviver por mais tempo na urina do que no sangue.

A agência recomenda agora que seu teste preferido, chamado de Zika vírus RT-PCR, seja realizado com urina coletada menos de 14 dias após o indivíduo suspeito de ter a doença começar a exibir sintomas. 

O teste deve ser realizado juntamente com um exame de sangue se as amostras forem coletadas menos de sete dias após o surgimento de sintomas, disse o CDC.

Um resultado positivo em qualquer um dos casos já é indício suficiente de infecção, afirmou a agência.

As recomendações do CDC para os exames de sangue para Zika e outros procedimentos não sofreram alterações.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a epidemia de Zika uma emergência de saúde internacional no dia 1o de fevereiro.

O surto está se disseminando por grande parte da América Latina e do Caribe, e o Brasil é o país mais afetado até o momento.

Autoridades de saúde no Brasil e nos EUA concluíram que as infecções de Zika em gestantes podem causar microcefalia, uma má-formação craniana que pode provocar problemas de desenvolvimento. O vírus também está ligado a uma variedade de enfermidades debilitantes.

Acompanhe tudo sobre:DoençasEstados Unidos (EUA)Países ricosZika

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não