Tecnologia

YouTube vai desativar aba ‘Em alta’ e aposta em recomendações personalizadas

Plataforma substituirá seção que mostrava vídeos virais por rankings específicos para música, podcasts e trailers

André Lopes
André Lopes

Repórter

Publicado em 10 de julho de 2025 às 14h35.

Última atualização em 10 de julho de 2025 às 15h29.

O YouTube anunciou nesta quinta-feira, 10, que vai remover a aba “Em alta”, que exibia a lista de vídeos mais virais do momento, nas próximas semanas. A empresa afirmou que concentrará esforços em expandir os YouTube Charts, rankings que organizam os conteúdos mais vistos por categorias específicas como música, podcasts e trailers de filmes.

Com a mudança, os usuários serão direcionados para as recomendações personalizadas e os novos rankings de categorias. A página Em alta e a aba geral de vídeos mais assistidos vão desaparecer, enquanto o YouTube Charts deve ganhar novas divisões ao longo do tempo. Vídeos em alta de games, por exemplo, continuarão disponíveis na aba sobre jogos.

Em um comunicado oficial, o YouTube explicou o motivo da decisão: “Quando lançamos a página Em alta, em 2015, era mais simples responder à pergunta ‘o que está em alta’ com uma lista única de vídeos virais. Hoje, existem muitas microtendências criadas por diferentes comunidades.”

Segundo a plataforma, os hábitos de consumo mudaram nos últimos anos, com usuários descobrindo vídeos populares por meio de Shorts, sugestões de busca e outras redes sociais, como o TikTok. O YouTube admitiu que o tráfego da página Em alta caiu “especialmente nos últimos cinco anos”.

Criadores de conteúdo vinham criticando a aba por supostamente exigir números muito maiores de visualizações para canais independentes, enquanto conteúdos de grandes marcas — como trailers de filmes ou clipes de TV — apareciam com mais facilidade. Para esses criadores, a lista não refletia com precisão o que era realmente popular na plataforma.

Para quem usava a aba como ferramenta de pesquisa, o YouTube sugere agora o uso do Inspiration Tab no YouTube Studio, que oferece ideias de vídeos com sugestões geradas por IA. A empresa também prometeu investir em novas formas de promover canais menores, como o sistema Hype, lançado no ano passado, que permite aos espectadores apoiar vídeos para que eles ganhem mais visibilidade em rankings gerais.

Acompanhe tudo sobre:YouTubeApps

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony