Tecnologia

YouTube e G+ são redes sociais com mais engajamento, diz estudo

Usuários gastam, em média, 227,82 segundos por visita ao YouTube; também abrem outras 2,99 páginas dentro do site a cada vez que o acessam

youtube (Getty Images)

youtube (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de abril de 2014 às 11h14.

A plataforma de compartilhamento Shareholic divulgou nesta segunda-feira sua primeira análise de engajamento nas redes sociais. Com dados referentes ao período de setembro do ano passado a fevereiro deste ano e desconsiderando total de usuários, o estudo mostra que, dos sites analisados, o YouTube e o Google+ são os que tem os visitantes mais ativos.

Os resultados apresentados englobam oito redes sociais, e as atividades monitoradas se deram em 200 mil páginas pela web e envolveram mais de 250 milhões de usuários únicos mensais. Durante o período analisado, os visitantes do YouTube gastaram uma média de 227,82 segundos por acesso ao site, e abriram mais ou menos 2,99 páginas por visita – os dois maiores números da pesquisa. A taxa de bounce foi de apenas 43,19%, o que significa que mais da metade das pessoas abriram outras páginas dentro da rede de vídeos antes de fechar a aba.

Não há muito segredo para atingir esse resultado. Nas palavras da Shareholic, “o próprio vídeo atrai engajamento, e os espectadores têm costume de manter um nível parecido nesse quesito com conteúdos relacionados”. Segundo a companhia, os usuários ainda são “especialmente receptivos” a links nas descrições dos vídeos, que “complementam o conteúdo audiovisual que acabaram de consumir”. Outra razão para essa média alta de tempo gasto é a própria duração dos vídeos: “os usuários estão simplesmente acostumados a gastar minutos – ou talvez horas – se educando ou se entretendo com os clipes”.

Já no caso segundo colocado do ranking, o Google+, a média de tempo gasto por acesso ao site foi de 188,54 segundos, período pelo no qual 2,45 páginas eram abertas. Enquanto isso, a taxa de bounce chegou a 50,63%, a segunda mais baixa na pesquisa da Shareholic. Completando o top 3, aliás, está o LinkedIn, com 133,10 segundos, 2,23 páginas e 51,28% de bounce.

Só então aparecem Twitter e Facebook, ambos com números bem parecidos, apesar da disparidade de usuários. Na rede de microblogs, 123,1 segundos foram gastos por visita, 2,15 páginas foram abertas e a taxa de bounce chegou a 56,35%. A mesma porcentagem é vista no site do Zuckerberg, que faz as pessoas gastarem pouco mais de 2 minutos, em média, e abrirem outras 2,03 páginas.

O Pinterest ocupa a sexta posição no ranking da Shareholic, e detém a segunda pior taxa de tempo gasto no site – são apenas 64 segundos. Nesse ponto, ele só ganha do StumbleUpon, oitavo colocado, que mantém os usuários “grudados” por menos de 55 segundos. Em termos de bounce rate, no entanto, ambos batem com algum sobra o Reddit, que alcança incríveis – e péssimos – 70,16%, o que mostra que são poucos os visitantes que continuam no site após clicar em algum link. Confira abaixo a tabela com todos os resultados.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleINFOInternetRedes sociaisTecnologia da informaçãoYouTube

Mais de Tecnologia

TikTok vs. EUA: CEO do app agradece Trump por 'compromisso em encontrar solução'

Robô chinês corre 100 metros em 10 segundos e quebra recorde

De imperador a imperatriz: a pesquisa que encontrou o primeiro registro de uma pessoa 'trans'

Lidiane Jones anuncia saída como CEO da Bumble após um ano no cargo