Tecnologia

YouTube anuncia serviço de música por assinatura

O novo serviço, batizado de YouTube Music Key, por enquanto será acessível somente por meio de convites.

youtube-music (Divulgação)

youtube-music (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de novembro de 2014 às 14h03.

Após muitos rumores, o Google finalmente apresentou nesta quarta-feira (12) o serviço de música por assinatura do YouTube, bem como um novo visual de organização e apresentação das coleções de músicas no site.

O novo serviço, batizado de YouTube Music Key, por enquanto será acessível somente por meio de convites que começarão a ser liberados nas próximas semanas para usuários dos Estados Unidos e Reino Unido.

Com o convite, serão seis meses de uso gratuito da plataforma, seguido por uma mensalidade promocional de 7,99 dólares — os que não conseguirem convite para o serviço poderão, a partir do próximo ano, assinar o serviço por 9,99 dólares mensais. 

Quem já for assinante do serviço Google Music receberá acesso automaticamente ao YouTube Music Key.

O novo serviço do YouTube funcionará de duas formas: um sistema para web e dispositivos móveis que permitirá ouvir músicas gratuitamente, e um plano de assinatura que removerá anúncios e possibilitará escutar os conteúdos offline (sem conexão à internet).

O YouTube já vinha testando cobrar o acesso a alguns canais, mas esta é a primeira vez que o site propõe um plano de assinatura mais amplo para toda a plataforma. Para o Google também será uma forma de testar um modelo de assinatura, algo que seus executivos já consideram como uma opção às ofertas gratuitas. 

Novidades - Como parte do lançamento do Music Key, todo o catálogo de músicas do YouTube também ganhará um novo visual para todos seus usuários, sejam assinantes ou não.

O site passará a oferecer álbuns completos, adicionando arquivos de vídeo estáticos com áudio de alta qualidade quando não houver videoclipe oficial disponível. 

Para os assinantes, o YouTube irá adicionar duas novas funções para usuários de dispositivos móveis: possibilidade de tocar músicas em segundo plano enquanto se utiliza outro aplicativo e salvar músicas para ouvir offline. 

Nas próximas semanas o Google inicia a atualização do aplicativo do YouTube para dispositivos Android e que já trarão algumas dessas novidades — inclusive a opção de assinatura para alguns usuários. O update para dispositivos iOS deve chegar ao final de novembro.

//www.youtube.com/embed/pMQxeb5ERps

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleINFOTecnologia da informaçãoYouTube

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não