EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h20.
O Yahoo planeja colocar anunciantes na tela de aparelhos celulares em 18 países fora dos Estados Unidos. Com a manobra, o site de buscas pretende fazer uma entrada mais agressiva no mercado de propaganda para telefones celulares.
De acordo com o americano The Wall Street Journal, o Yahoo planeja anunciar sua estratégia nesta semana em um congresso mundial da tecnologia GSM, em Barcelona, na Espanha. As propagandas serão veiculadas em alguns países da Europa, América Latina e Ásia.
A empresa já tem usado a tela dos celulares para publicidade há alguns anos no Japão e desde novembro nos Estados Unidos. As propagandas virão na forma de pequenos banners na homepage do Yahoo no celular, com links para a página ou o e-mail do anunciante. Dentre os anúncios estarão o Hotel Hilton, Nissan, Intel, Pepsi, Procter & Gamble Ásia e Pacífico e a Singapore Airlines.
No congresso ainda devem ser anunciadas novas ferramentas para o aplicativo para celulares Yahoo Go 2.0, incluindo a habilidade de buscar diretamente em páginas de mapas e o compartilhamento do conteúdo de buscas e de notícias com amigos. O programa, lançado no princípio de janeiro, teve uma ótima recepção dos consumidores, com mais de de 400.000 downloads apenas no primeiro mês, segundo a companhia.