Tecnologia

Yahoo se juntará ao Google para email livre de espionagem

Companhias criarão sistema seguro até o ano que vem que pode quase impossibilitar que hackers ou funcionários governamentais leiam mensagens de usuários


	Gmail: grandes companhias de tecnologia se unem para reforçar suas defesas contra a intrusão de governos e hackers
 (Fixthefocus/Flickr)

Gmail: grandes companhias de tecnologia se unem para reforçar suas defesas contra a intrusão de governos e hackers (Fixthefocus/Flickr)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de agosto de 2014 às 12h07.

São Paulo - O Yahoo disse que se juntará ao Google para criar um sistema de e-mail seguro até o ano que vem que pode quase impossibilitar que hackers ou funcionários governamentais leiam mensagens de usuários, segundo notícia do Wall Street Journal.

A decisão vem em um momento no qual grandes companhias de tecnologia se unem para reforçar suas defesas contra a intrusão de governos e hackers, notavelmente depois que Edward Snowden expôs no ano passado os programas de vigilância em massa da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês).

O Google, a Microsoft e o Facebook tomaram medidas para criptografar o tráfego interno depois de revelações de Snowden de que a agência de espionagem invadiu suas conexões no exterior. As companhias também fizeram ajustes menores que juntos tornaram a coleta mais difícil.

O Yahoo alterou seu processo de e-mail para que usuários que adotem a criptografia digitem mensagens em uma janela separada, evitando que até mesmo a companhia leia as mensagens enquanto são escritas, de acordo com o jornal.

Representantes do Yahoo não puderam ser encontrados imediatamente para comentar.

Na quinta-feira, o Google disse que irá encorajar desenvolvedores de websites a tornar suas páginas mais seguras para visitantes usando a criptografia como um dos fatores para determinar a classificação em buscas.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGmailGoogleHackersseguranca-digitalTecnologia da informaçãoYahoo

Mais de Tecnologia

X dá início a plano de vender nomes de usuários inativos como nova fonte de receita

Amazon testa ferramenta que usa IA para permitir compras em lojas de terceiros dentro de seu app

Amazon lança ferramenta no Kindle que ajuda leitores a relembrar de livros anteriores de séries

Exclusivo: Apple avalia expandir montagem de iPhones no Brasil para driblar tarifas de Trump