EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h30.
Google e Yahoo iniciaram uma nova batalha para assegurar a liderança entre os serviços de busca da internet. Na semana passada, o Yahoo divulgou que sua nova ferramenta de busca permite aos usuários acessar mais de 19 bilhões de páginas da internet mais que o dobro das 8,2 bilhões de páginas disponibilizadas pelo Google. O Yahoo também daria acesso a 1,6 bilhão de imagens e 50 milhões de arquivos de áudio e vídeo. Agora, o Google está questionando publicamente os números do Yahoo.
Segundo o Yahoo, foram realizadas melhorias em seus sistemas de indexação de páginas, que permitiram o incremento do número de dados disponíveis para consulta. As companhias de busca baseiam-se em pesquisas de grandes bancos de dados, onde são arquivadas as páginas dos sites. Somente páginas que tenham sido indexadas a esses bancos são encontradas nos resultados das buscas.
Segundo o americano The Wall Street Journal, a discussão pode ser irrelevante para os usuários. Muitos especialistas afirmam que o número de páginas disponibilizadas pelos sites de busca, conhecido agora como índice de pesquisa, não é o fator determinante para cativar os internautas. O primeiro motivo é que as ferramentas de busca oferecem quase sempre bilhões de páginas para quem as consulta. O segundo motivo, decorrente deste, é que, para muitos usuários, o mais importante é que o resultado da pesquisa seja apresentado por ordem de relevância ou seja, as páginas mais interessantes primeiro.
Apesar disso, a nova disputa entre as duas companhias mostra como a concorrência no mercado de sites de busca vem se acirrando. Como estratégia de marketing, qualquer possibilidade de o Yahoo vir a superar o Google em qualquer aspecto já é um feito notável, segundo os especialistas.
A resposta do Google ao anunciado salto do banco de dados do Yahoo veio na forma de um comunicado público. "Até o momento, não fomos capazes de verificar um substancial aumento do índice de pesquisa do Yahoo, por meio dos resultados de buscas", afirmou a empresa. O Google declarou, ainda, que está realizando milhares de testes no Yahoo e, até agora, não notou nenhuma diferença na quantidade de dados oferecidos.